Que profissional o mercado está buscando para 2017?

Confira as principais habilidades e competências mais procuradas pelos recrutadores

           Costumeiramente, encontramos artigos falando de características descritas através de habilidades e competências, sobre como devem ser ou até mesmo se desenvolver os profissionais. Registro que existem algumas que por conhecimento e análises que tenho feito irão se sobressair neste momento. São pontos importantes e com fundamentos que certamente farão toda a diferença na hora da contratação. Confira:

1.   Autenticidade

O mercado está cansado de falácias. Os vendedores de “sonhos” ou até mesmo os profissionais sem lastro terão grande dificuldade de estabilização. Isto porque, em regra, são pessoas que ao invés de aproveitar as oportunidades do mercado, elas são oportunistas. Em época de crise e desespero sempre “eclodem” os falsos salvadores. Isso certamente será um fator dificultador em um mercado em recuperação. Todos os mercados buscam as pessoas que mostram o que são, que são claras, com objetivos límpidos. Não há mais espaço para o profissional que não inova, não mostra para que veio, não tem garra nos apontamentos e é bravo. Seja você e aproveite seus pontos fortes.

2.   Automotivação

Minha posição sobre esse tema pode aparentar polêmica ou até mesmo controversa, mas afirmo que não há mais espaço para o profissional fabricador de desculpas. A empresa não tem tempo e recurso para esperar que a motivação aflore no seu funcionário. Ainda que existam várias técnicas para facilitar o desenvolvimento de profissionais motivados, as organizações não podem mais perder tempo. O mercado precisa de pessoas que vivam com o tanque cheio. Sejam resilientes. Nada de “mi mi mi”. No processo seletivo de várias organizações vejo esse ponto com um fator fundamental para a contratação. Garra!

3.   Atualização

É difícil acreditar, mas é a mais pura verdade. Ainda tem muita gente desconectada do que está ocorrendo no Brasil e no mundo. Isto sem falar da desconexão no próprio setor ou atividade que exerce. É obrigação dos profissionais de qualquer área uma atualização constante. Isso em vários aspectos. Dos impactos dos cenários macro ambientais no seu segmento ou atividade de negócio, ou até mesmo em aspectos pontuais da sua profissão. Não é, por exemplo, admissível, contratar um profissional que não domine com uma certa maestria o pacote office ou até mesmo as mídias sociais, quiçá aspectos pontuais da sua atribuição. Imagine um arquiteto que não sabe AUTOCAD. Absurdo. Atualize-se!

4.   Inovação

Precisamos de ideias novas. Precisamos de pessoas criativas. Escuto muito isso de empresários que tenho um estreito contato. É condição “sine qua non” nos processos seletivos a inserção dessas características. O mercado precisa de pessoas que enxerguem novas oportunidades, que vejam as saídas e os problemas com uma ótica de desafio. Tente fazer as coisas rotineiras de uma forma nova. Inove constantemente, em tudo que puder!

5.   Flexibilidade

É fundamental que você entenda como a “banda toca” e se adeque rapidamente. Do seu jeito, mas não da para fazer a sistemática do negócio ou do mercado funcionar como você gostaria. É um pouco da sua percepção e adequação ao momento do mercado, da empresa e da sua função/profissão. Adapte-se rápido. O mercado não espera, mude!

     Espero que meus ensinamentos e opiniões ajudem todos vocês na sistemática mudança evolutiva da vida profissional. Sucesso!

Compartilhe este artigo:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300