Turbine sua produtividade no trabalho

Saiba como utilizar a ferramenta SMART para dar mais efici

Inicio este pequeno ensaio afirmando que é plenamente possível se tornar ultra produtivo com dicas básicas. É necessário, inicialmente, firmar a definição de produtividade e outros conceitos básicos.

Sobre produtividade:

“É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado”.

Basicamente, podemos afirmar que seria gerar mais com os mesmos recursos que temos. Em regra, atrelamos, na profissão, o recurso tempo para facilitar a aplicação do conceito. Poderíamos dizer que fazer mais no mesmo intervalo de tempo já nos tornaria produtivos. A ultra produtividade seria fazer mais com menos. Tocaríamos as duas pontas do sistema.

             A organização é um grande fator chave nesta busca. Inicie seguindo o velho e bom conselho de anotar todas as suas metas anuais. Utilize a metodologia SMART para definir suas metas:

Specific: defina de maneira específica a sua meta;

Mensurable: a meta precisa ser medida, lembre disso;

Attainable: quando a meta é algo impossível ela acaba gerando desmotivação. Trace metas alcançáveis!;

Relevant: a meta tem que fazer sentido para você. Faça uma imersão nos porquês da meta;

Time based: atrele uma data específica para concluir sua meta.

             Em um segundo momento, aconselho que fracione suas metas. Ainda na metodologia SMART, que significa “esperto” em inglês, divida-as em meses, semanas e dias. Deixe tudo bem registrado. Quando chegar nessa etapa vem uma super dica conhecida, mais pouco aplicada. Segundo as estatísticas, apenas 20% das pessoas a cumpre. Escreva! Isso mesmo registre em um papel ou outro meio e deixe sempre à vista. Pode ser através de uma agenda, post its ou algo assim. Fixe na tela do computador ou no celular. Diariamente, tenha contato visual com essa meta. É fundamental que siga esse passo.

             No terceiro momento, você trabalha o foco. Para isso ocorrer, você deve eliminar todos os fatores que possam distrair você. Tudo que não tiver relação direta com as suas metas diárias deve ser eliminado. As mídias sociais, o cafezinho demorado e outros pontos que você julga ser importante podem até ocorrer, mas desde que em horários também delimitados por você.

             Empenhe-se em atingir diariamente suas metas. Quando quantificadas e anotadas elas ficam mais fáceis. E lembre-se: faça sempre questão de anotar e comemorar quando atingir uma meta, ela foi fruto de muito trabalho e empenho pessoal.

Compartilhe este artigo:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300