Você é um bom gestor de pessoas?

 Hoje em dia está claro que gerir bem os recursos humanos, as pessoas, é a chave do sucesso de uma empresa. Somos pessoas, trabalhamos com pessoas e para pessoas.

             Assuntos como motivação, engajamento, liderança, formação de equipe e resiliência são cada vez mais discutidos. Os gestores precisam se especializar mais na gestão de pessoas: é um assunto fundamental para a manutenção plena do negócio.

             O primeiro passo para o entendimento de pessoas é algo bem interno e baseado na reflexão que passa pelo autoconhecimento. O segundo é conhecer bem as pessoas que o cercam. A conversa, com interesse, e com um certo aprofundamento é importante. Dessa maneira, o “feeling” da sua equipe fica mais ativo.

Existem vastas bases científicas para fundamentar decisões e estratégias de gestão de pessoas e planejamento estratégico de Recursos Humanos. Pratique o que for absorvido e monitore os resultados, assim você conseguirá aprimorar a utilização das ferramentas da área.

             Você trabalha a criação de equipes homogêneas ou heterogêneas? Seus colaboradores seguem seus comandos por questões hierárquicas? Como ocorre o processo, externo, da motivação? Você conhece a Teoria da Hierarquia das Necessidades? Já mapeou sua equipe e a enquadrou nessa teoria? Essas perguntas devem ter respostas positivas em sua mente. Reflita sobre isso!

             Outro ponto fundamental é o feedback que você recebe ou deveria receber. Você sabe o que é? Como funciona? Quais são as técnicas de implementação e quais são os tipos de feedback que existem?

             As empresas que valorizam as pessoas, em regra, têm um departamento de Recursos Humanos com participação estratégica na instituição. Não é meramente um departamento pessoal, burocrático e sem importância. As pessoas que lá atuam têm uma boa formação e costumam ouvir e serem ouvidas.

             Gerir pessoas é algo desafiador, mas nos engrandece muito. Devíamos investir mais em ferramentas, táticas e técnicas. Isso é fundamental para o crescimento. Já existem vários princípios na área da gestão que vão desde frases simples a ensinamentos mais complexos. “Trate o seu funcionário como você gostaria que ele tratasse o seu cliente”. Nunca esqueça disso.

Compartilhe este artigo:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300