Onde você trabalha?

Esse aritgo fará você refletir sobre os pequenos sinais que são emitidos no ambiente de trabalho e que devemos captar para nossa tomada de decisão estratégica.

 

           Esse artigo tem como objetivo principal gerar reflexão sobre onde realmente estamos investindo nosso tempo. O clima organizacional e os sinais mercadológicos que nossa empresa transmite e não conseguimos observar.

            Muitas vezes não conseguimos interpretar vários sinais que mostram como é o ambiente de trabalho que estamos inseridos. Acredito que a falta de monitoramento e atenção a estes fatores pode nos deixar em uma situação delicada profissionalmente falando. Assim com nossa vida pessoal nossa casa, os modos das pessoas que estão nela e vários outros fatores ajudam na nossa formação. O homem é fruto do meio. Essa máxima é antiga e certeira. Obviamente existem exceções, mas reflitam sobre o seguinte: na empresa que você trabalha que são as pessoas que costumam ser promovidas? Quem são as que costumam ser demitidas. Onde há o maior investimento? As pessoas são bem tratadas? Todos estes sinais conjuntamente foram um panorama que vários funcionários costumam ignorar. Este segundo fato, o “ficar alheio ao ambiente” pode prejudicar muitas pessoas.

            É fundamental que haja um alinhamento dos seus princípios com o ambiente empresarial. Muitas vezes as missões e visões expostas nos crachás e quadros nas paredes não são seguidas. Na verdade, na maioria das vezes há uma dissonância forte entre o pregado e o executado. Isso já é um grande sinal!

            Outro ponto é o fato de saber quem são as pessoas que cercam os líderes. “Diga me com quem andas que direi quem és”. Já ouviu falar disso! As pessoas tóxicas certamente criam e influenciam muita gente. Infelizmente. Por isso saiba quem são, onde andam e o que fazem essas pessoas na sua empresa. Inclusive se são a maioria ou não. Não estou pedindo para prestar mais atenção na vida dos outros que na sua, e sim, saber através de uma análise rápida como anda essa balança. Claro que podemos nos manter incólume em um ambiente como esse, mas é mais difícil e penoso.

            O monitoramento constante desse ambiente de trabalho irá nos impedir de viver a estória do “sapo na panela”. Isto proporcionará uma melhor posição e evitará que cozinhemos sem perceber a mudança de temperatura na empresa/panela.

            Afirmo ainda que o reflexo do tratamento que a empresa dá aos funcionários, clientes e aos stakeholders ratifica muito os princípios e diretrizes silenciosas que a empresa executa. Atenção nisso. Desejo sorte e sucesso nessa empreitada. Sei ainda que o momento não é tão oportuno para mudanças de carreiras, mas ainda assim no mínimo esse assunto poderá entrar em pauta após uma superficial análise de onde você trabalha.

            Parabéns, você acaba de aumentar o seu conhecimento profissional. Continue assim. Se você gostou do artigo curta e compartilhe. Dissemine o conhecimento para que ele faça sentido na sociedade. Siga e empresa LEMONT no Instagram e Facebook. (@sigalemont). Acesse www.lemosemontenegro.com.

Compartilhe este artigo:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300