O que o atual cenário político pode ensinar para a sua carreira e para o mercado?

Uma reflexão comparativa entre o cenário político atual e os ensinamentos para o mercado e carreira.

 

          Este artigo objetiva explanar sobre alguns pontos importantes que a atual conjuntura política, por mais incrível que pareça, pode nos ensinar. São os mais diversos apontamentos profissionais que podemos abstrair dessa grande confusão política que estamos vivendo. Não há inclinação de cunho político partidário nesse documento. É estritamente empresarial e educativo.

            O primeiro ponto e que permeia praticamente toda a trama. A falta de ética! Devemos perceber que hodiernamente a ética está se apresentando como um grande diferencial. Seria este tão grande que muitas pessoas, ainda que indecisas votaria na pessoa em próximas eleições apenas se tivessem a certeza de que esse candidato não faz parte da “corja” que impera no atual sistema. Quantas vezes você escutou: “votar em quem se é tudo igual?” Isso é um clamor por diferentes, por éticos. É a esperança falando, ainda que baixinho. No mercado também precisamos de profissionais mais éticos. Lembre que este atributo deveria ser pré-requisito, mas hoje levanta um grande diferencial.

            O segundo aspecto é a clareza no que faz e pensa. Além da clareza há uma forte necessidade de um sincronismo. Isso é o quebrar da hipocrisia. Quantos profissionais você conhece que estão em um profundo desalinhamento sobre o que pregam e acreditam versus o que fazem. As empresas que “andam fora” dessa linha certamente estão caindo no descrédito. Estas figuram nas inúmeras listas de sites de reclamação e diminuem a cada dia o número de clientes.

            Em terceiro lugar é o falar demais. Quanto mais se fala, mais aumentam as chances de errar. Devemos pensar bem antes de se comunicar. As interpretações podem ser as mais diversas possíveis. Quantas pessoas dentro dessa “trovoada de delações” não tiveram credibilidade ou até se complicaram mais por problemas de comunicação. Gravações com mil possibilidades de interpretação, enfim. A mensagem está transmitida. Devemos comunicar bem. As propagandas e informações que nossos funcionários transmitem para os clientes devem ser corretas e claras. Além da transparência e simplicidade.

           

            Cresça com o seu trabalho. Fico surpreso que ninguém consegue fazer contabilidade básicas sobre o crescimento patrimonial das pessoas políticas envolvidas nessa trama. Devemos crescer pelo nosso trabalho e não por meios “duvidosos e ilícitos”. As empresas e pessoas devem crescer com o objetivo fim do seu trabalho. É o mais correto. Tem empresa que quer ganhar, em regra, com os produtos e os “assessórios”, correlatos. Por exemplo: imagine uma empresa que ganha com a ligação que o cliente faz para reclamar, com taxa e multas, ou até mesmo com o uso do banheiro (shoppings e centros comerciais). Não pensem que isso não existe, pois tem sim.

            Encerrarei o artigo lembrando que devemos ver nesse turbilhão de fatos e contradições que está afetando a economia o seguinte: no meio da crise sempre existe possibilidade de crescimento. E muitos estão aproveitando a oportunidade de crescer também. É facilmente visto que algumas pessoas e empresas crescem aproveito a “crista da onda”. Espero que tenha ajudado na reflexão comparativa.

            Parabéns, você acaba de aumentar o seu conhecimento profissional. Continue assim. Se você gostou do artigo curta e compartilhe. Dissemine o conhecimento para que ele faça sentido na sociedade. Siga e empresa LEMONT no Instagram e Facebook. (@sigalemont).

Compartilhe este artigo:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300