Será que você sabe o que é ética profissional?

Hoje esse pré-requisito mercadológico é um grande diferencial. Entenda e invista nele.

 

          No atual ordenamento em que vivemos acredito que a criação de diferenciais seja algo cada vez mais importante. Se destacar no mercado de trabalho é uma obrigação. Depois de trabalhar em várias empresas e realizar um vasto número de consultorias às vezes me deparo com alguns paradoxos que são difíceis até mesmo de entender. Este artigo aborda um destes: a ética.

            Poderia trabalhar o tema ética de maneira mais aberta, mas acredito que essa aplicação na seara profissional é mais interessante e oportuna. Por este fato tocarei a temática desse modo. Vejamos:

            Muitas pessoas sequer sabem a definição de ética. Não estou falando de simplesmente cumprir determinações previstas dos códigos de condutas profissionais. Me refiro a saber a essência da palavra. Não trarei definições mais teóricas de grandes e renomados autores. Apresento de forma prática que ética é :“uma conduta que praticada em determinado ambiente traz a harmonia”. O primeiro ponto é trazer a ética para o plano concreto. Temos condutas que são ação e omissão. Restando claro isso, agora precisamos analisar o ambiente que elas são praticadas e o resultado prático delas. Por exemplo: “fumar”. Esta conduta pode ser ou não ética, depende muito do local, este deve ser interpretado de maneira ampla e restrita, e a harmonia ou não trazida para o mesmo pela conduta.

            Profissionalmente temos que analisar se nós somos peças de harmonia onde estamos. Nossas condutas são apaziguadoras ou somos “venenosos”. O que levamos todos os dias para o nosso mundo profissional. A empresa a equipe e a cultura empresarial são afetadas positivamente pelos nossos atos. Que sacrifício geramos com nossa postura. Observar e perguntar são atitudes simples que nos ajudam a mapear nosso posicionamento.

            Os códigos de condutas que mencionei acima são tentativas de materializar o certo e o errado no exercício da profissão. Mas muitas vezes não representam a realidade plena. A criação de diferenciais competitivos como o mencionado anteriormente é buscada constantemente, ou pelo menos deveria. O caso curioso é que a ética é cada vez mais inaplicada, ou seja, ausente. Profissionais éticos, profissionalmente apresentam um grande diferencial. Ser ético deve ser um pré-requisito, mas hoje, na atual conjuntura, funciona como um grande ponto de destaque profissional.

            A reflexão que propõe este artigo passa pela autoanálise e observação pessoal no exercício profissional. Você está agregando? As pessoas buscam você para conselhos, dicas? Você é uma pessoa desejada por todos? Traga a harmonia para o seu ambiente de trabalho e seja um profissional diferente positivamente falando.

Compartilhe este artigo:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300