Seja um profissional apoiador

Mesmo com o mercado altamente competitivo ainda encontramos profissionais com uma postura prejudicial dentro das organizações.

 

           Este artigo aborda o pensamento crítico sobre a postura profissional de grande parte dos profissionais do mercado. Entendo que todos deveriam remar para o mesmo lado em uma empresa, mas não sempre é assim. Abordarei essas pessoas, seus motivos e, na minha opinião, como deveriam ser.

            Enquanto gestores devemos valorizar a diferença. Ela engrandece o negócio. São opiniões diferentes que nos fazem ver as coisas com uma ótica não antes observada. De certa forma nos ajuda a crescer. Ocorre que essa diferença nem sempre é fundamentada. Embora sejamos específicos e peculiares por natureza, não podemos ter opiniões diferente embasadas nessas premissas, ou seja, é assim, diferente porque sou diferente. Temos que fundamentar nossos pontos contrários. Caso isto não seja feito entramos em uma seara de ser o “do contra”. A pessoa que crítica sem intenção de construir.

            O que mais me assusta é que o número de profissionais que atuam nessa perigosa vertente é crescente. Embora estejamos em um mercado altamente competitivo e dificultoso para o crescimento profissional em geral, muita gente anda insatisfeito por não ter suas opiniões seguidas. A flexibilidade é “zero”. Isto retratando amplamente a atual conjuntura de crise. Devemos observar qual a intercessão entre opiniões para evitarmos o conflito desnecessário. Podemos sempre ver como nossa opinião pode ajudar e caso seja totalmente diferente como podemos apoiar as decisões tomadas pela empresa, pelo gestor ou em equipe. Isso como se nossa fosse.

            Encontrar bons profissionais que pensem e hajam apoiando as ações, decisões, enfim é muito difícil. Sempre temos pessoas querendo impor estratégias e decisões próprias. Além disso o número de pessoas do time do contra é crescente. O que surpreende!

            Pessoas que apoiam simplesmente por apoiar, sem ter a essência do que faz, na verdade bajula. Estes são tão prejudiciais quanto os que mencionei antes. São pessoas que não estão integradas com a razão e propósito do comando, plano ou estratégia. Tenha bastante atenção. Ainda que fique tentado a se rodear dessas pessoas. É fácil de identificar. Normalmente não opinam, tudo está muito bom e só se manifestam se acionados. É importante saber diferenciar, pois o engajamento não é o mesmo para os dois casos.

            Se integre. Entenda, participe e apoie. As empresas estão precisando de pessoas assim. Apoiadores, mas com fundamento. Os que agregam e ajudam o mercado a crescer.

Compartilhe este artigo:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300