Chefe ou Líder? Descubra qual dos dois está liderando a sua equipe

Confira as principais diferenças entre um e outro que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio.

Liderar pessoas é uma atividade que, no senso comum, está relacionada ao cargo de chefia que a pessoa ocupa. Os estudos sobre liderança, porém, vão além e discutem sobre habilidades e competências necessárias para que o líder possa realmente articular bons resultados para a equipe que lidera.


Veja a diferença entre a gestão de um líder e de um chefe e o seu reflexo no cotidiano da equipe:


1. Liderar e desenvolver pessoas


Chefe: Não se preocupa em participar ou incentivar o desenvolvimento profissional da sua equipe. Na maioria das vezes, o chefe não busca conhecer as habilidades e competências de cada membro da sua equipe e delega atividades levando em consideração apenas o cargo que a pessoa ocupa.

Líder: Sempre está de olho em oportunidades de treinamentos que venham a melhorar as habilidades e competências individuais de cada membro da equipe e sempre distribui as atividades entre todos os membros da equipe igualmente, respeitando os pontos fortes e fracos de cada um.


2. Espírito colaborativo


Chefe: É aquele que só está presente em dois momentos: na hora de delegar atividades e na hora de cobrar resultados. O chefe é aquele que puxa para si as vitórias da equipe e terceiriza todos os resultados negativos que possam aparecer. Nunca ajuda a executar nenhuma atividade – muitas vezes nem destina um tempo a compreender os processos internos da sua própria equipe.


Líder
: Está por dentro de todos os processos da sua equipe e procura estar a par do andamento de cada demanda. Sempre que possível – e necessário – ajuda na execução das atividades, mesmo que pareçam muito simples. Compartilha igualmente as vitórias e as derrotas junto com todos os membros da equipe de maneira justa.


3. Feedback


Chefe: Quando chama algum colaborador para um feedback, toda a equipe já se prepara como se estivessem indo para a forca. Na maioria das vezes, o chefe só realiza sessões de feedback para comunicar os resultados negativos à equipe e apontar os defeitos dos colaboradores – muitas vezes na frente de todos ao mesmo tempo.


Esse tipo de comportamento não abre espaço para a correção de eventuais falhas e desvios do objetivo principal enquanto ainda dá tempo de realizar um novo planejamento de metas. Além disso, contribui para a insatisfação, a perda de foco e o desinteresse da equipe.


Líder: Estabelece reuniões periódicas e regulares de feedback com a sua equipe – em grupo ou individualmente e pode marcar novas reuniões toda vez que percebe oportunidades de melhoria. Caso necessite direcionar uma orientação a um colaborador específico, ele o faz individualmente.


Quando a equipe sente que não está sozinha, mesmo que seja um trabalho sob pressão, o cotidiano flui melhor, sem que ninguém se sinta sobrecarregado.

________________________________________________________________________________________________

Sua jornada para uma liderança de alta performance começa agora. Conheça a oportunidade que nós temos para o seu desenvolvimento profissional.

 

Compartilhe esta notícia:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300