Por que negócios fracassam e como evitar o fechamento da sua empresa?

Estudos realizados pelo SEBRAE indicam os principais motivos para o fechamento de empresas no Brasil. Confira nossas dicas para que a sua experiência como empreendedor gere benefícios para todos os envolvidos e traga grandes resultados no futuro.

É possível prever que uma empresa não irá sobreviver ao seu primeiro ano de atividades antes mesmo dela existir. Isso acontece por que, de acordo com estudos realizados pelo SEBRAE no Brasil inteiro indicam que as principais falhas acontecem no período em que o empreendedor ainda está tirando a sua ideia do papel.

Os principais motivos para o fechamento de empresas, de acordo com o Sebrae/SP, são: o próprio empreendedor, a falta de planejamento prévio e deficiências na gestão empresarial do negócio depois do seu lançamento. Em 4º lugar aparece a falta de políticas de apoio ao empreendedorismo e, por último, a atual conjuntura econômica e a crise.

5 dicas para evitar que seu negócio fracasse

1. Invista em autoconhecimento

Para empreender, um profissional precisa de habilidades e competências específicas para prosperar no mercado. O empreendedor é uma pessoa persistente, inovadora, comprometida, possui uma busca incansável por informação e conhecimento e é apaixonado pelo seu negócio.

O coaching conta com várias ferramentas e métodos para o mapeamento das habilidades que você já possui e quais precisa evoluir para se tornar um empreendedor de sucesso. Muitas vezes, um profissional pode ter uma ideia excelente de negócio, mas não possui as ferramentas para colocá-la em prática – e fazer com que ela cresça e evolua com o tempo.

2. Capacite-se

Depois de conhecer seus pontos fortes e fracos, é hora de ser bem sincero consigo mesmo e buscar potencializar o que é bom e fortalecer o que precisa melhorar. Um bom ponto de partida é encontrar um mentor ou conselheiro para te ajudar a traçar os melhores caminhos para a abertura do seu negócio.

Além disso, você pode – e deve - investir em cursos paralelos que promovem o aprimoramento das soft skills necessárias para que você comece o seu negócio de maneira sólida.

Estamos com inscrições abertas para um treinamento em técnicas de inovação e criatividade. Clique aqui para conferir.

3. Planeje. Planeje. Planeje de novo.

Responda para si mesmo: o mercado precisa mesmo da minha empresa?

Um dos principais motivos para o fechamento das empresas já pode ser identificado na hora do planejamento. A maioria dos empreendedores não realiza um planejamento dos itens mais básicos para o funcionamento da empresa antes de abrir um negócio.

Apesar da captação de clientes ser o principal desafio das empresas recém-criadas, segundo os próprios empreendedores, 46% destes não conheciam o número de clientes em potencial em sua região nem seus hábitos de consumo. Além disso, 38% afirmaram não conhecer a quantidade de concorrentes que iriam enfrentar.

55% das pessoas não elaboraram um plano de negócio e 61% não buscaram ajuda!

Essa é a nossa dica: não tenha pressa em planejar o seu negócio e sempre busque ajuda de consultores qualificados para te ajudarem com questões básicas para o funcionamento da sua empresa (finanças, gestão, marketing, atendimento, impostos, riscos, etc).

4. Negócios são pessoas

Depois de abrir a sua empresa, você vai lidar basicamente com pessoas. Suas equipes de funcionários, fornecedores, sócios, investidores e seus clientes – e futuros clientes. Todos os públicos que são afetados direta ou indiretamente pela sua empresa são chamados de stakeholders. Cada público possui demandas, interesses, problemas e sugestões que você deve estar atento e até mesmo se antecipar e atende-las prontamente, de maneira que todos saiam lucrando.

O Design Thinking é uma das abordagens que mais cresce no mundo dos negócios, entre empresas de todos os tamanhos, que possibilita o mapeamento de oportunidades e na solução de problemas, baseando-se principalmente nas necessidades reais do mercado e na satisfação do seu cliente.

Você pode participar do nosso treinamento sobre Design Thinking. Confira mais informações.

5. Repita tudo de novo.

Empresários de sucesso nunca param de rever seus planos de negócios, promover inovações em seus produtos e serviços e buscar cada vez mais formas de expandir sua empresa e conquistar novos públicos.

Se o seu produto/serviço obtiver sucesso no mercado, o que você deve fazer? Criar novos produtos e promover melhorias no que você já oferece. Cada geração de clientes surge com novas demandas e desejos que devem ser atendidos, por isso lembre-se: inovar é uma obrigação.

Claro que existem muitos outros motivos que vão além da vida profissional e são de ordem pessoal e financeira, tornando inevitável o fechamento de empresas, mas seguindo essas dicas de maneira prática e com trabalho duro, você irá conseguir excelentes resultados no seu negócio.

E lembre-se: estamos aqui para ajudar você em todas as etapas da sua carreira profissional.

Compartilhe esta notícia:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300