5 características essenciais de um líder

O líder é uma pessoa que busca guiar os liderados. Existem muitas técnicas que nos ajudam a descrever as características da liderança.

             Sei que esta é uma temática muito recorrente em artigos e matérias mundo a fora. Estou trazendo uma ótica diversa da que já sabemos e lemos por aí. O ponto diferencial neste documento é a abordagem. Vamos lá.

             O líder é uma pessoa que busca guiar os liderados. Existem muitas técnicas que nos ajudam a descrever as características da liderança. Todas com o fundamento científico. Acontece que os tópicos presentes nesse artigo vão levar você à reflexão sobre a teoria e a prática. As características apresentadas demonstram a real necessidade de sincronizar o discurso à prática. Vejamos:

           Ser exemplo

            A liderança pelo exemplo é fundamental e indiscutível na maioria dos estudos. Não há espaço no mundo corporativo para as pessoas hipócritas. O ciclo de vida de profissionais que pregam o “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço” é praticamente inexistente. Temos que realmente seguir de maneira fiel o que pregamos. Assim, conseguimos inspirar muito mais. Essa postura é fundamental, pois sem ela, a liderança é inexistente! Um bom líder também tem que saber ser liderado.

           Compreender pessoas

           O líder precisa entender muito sobre pessoas. Saber que existem muitas diferenças que necessitam de abordagens específicas, saber engajar, reconhecer, construir causas conjuntamente com a equipe, entender as características pessoais e individuais como limitação, estilos de aprendizagem e comunicação. É fundamental que o líder seja um legítimo “ser humano” com toda a sensibilidade e tato necessários para ajudar no desenvolvimento de pessoas.

           Compartilhar responsabilidades

           Muitos dizem que a responsabilidade deve ser toda do líder em caso de frustração da meta, por exemplo. Errado! Da mesma maneira que o líder assume o erro, ele também tem que saber responsabilizar a equipe pelo ocorrido. Reflita. As decisões de um líder devem, em regra geral, ser colegiadas, trabalhadas por todos. Os erros também! O líder nunca será o responsável isolado pelo acerto e consequentemente também não será pelo erro. É um grande desafio saber fazer a equipe sentir, de maneira profissional, responsabilidade pelo resultado. Esse é o papel do líder, lembrando que ele nunca deverá se excluir do resultado, seja ele positivo ou negativo.

           Formar líderes

           A liderança tem por razão de ser, a obrigação de transformar os liderados em líderes. Obviamente que nem todos conseguirão, mas esse objetivo deve ser almejado. O líder não deve se fazer extremamente necessário para que seus ensinamentos ocorram. Ele deve plantar a ideia e fazer com que os liderados se auto gerenciem, ou seja, ele deve formar sucessores. A descentralização e o “empowerment” são princípios básicos da liderança.

           Ter valores transparentes

           O líder tem que ser uma pessoa clara nos princípios e valores. Os liderados precisam saber exatamente que atitudes o seu líder não faria, o que é primordial nos comandos que são construídos. Isso não poder ser algo subliminar na liderança. A existência desta característica tem que ser cultivada desde sempre na relação da equipe.

           O que é mais importante neste ensinamento é que sempre podemos desenvolver ou aprimorar essas atribuições e características de liderança. É algo muito importante termos isso claro. Devemos trabalhar isso para o nosso próprio desenvolvimento pessoal. Nunca é tarde para começar. 

Compartilhe esta notícia:
Newsletter
Cadastre seu e-mail e acompanhe nossas notícias e novidades
Tel.: +55 (84) 3345.1242 / 9 8164.6363
E-Mail: lemont@lemosemontenegro.com
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1868 - Ed. HC Plaza, Torre 2 - Loja 608 - Lagoa Nova - Natal- 59.056-300